Criando seu próprio plano de carreira: Um guia simples e descomplicado

Tempo de leitura: 3 minutos

Quando a temida pergunta “Onde você se vê daqui a 5 anos?” aparece e você ainda não tem certeza de nada, calma, você não está sozinho! Mas que tal começar a pensar nisso agora? Vamos juntos criar seu próprio plano de carreira e te ajudar a chegar onde você quer. Vem comigo!

1. Pense no longo prazo

Primeiro, você precisa saber onde quer chegar. Imagine sua carreira como uma jornada, e o destino final é o cargo máximo que você quer ocupar. Visualize esse caminho.

2. Divida o caminho em etapas

Agora que você sabe onde quer chegar, pense nas etapas que antecedem o destino final. Quais são os cargos que você precisa ocupar antes de chegar lá? Se não souber, dá uma pesquisada no currículo de profissionais que você admira.

3. Mapeie as habilidades necessárias

Em seguida, liste as habilidades técnicas e comportamentais que você precisa para desempenhar bem cada função em cada etapa. Isso vai te ajudar a não ser pego de surpresa por uma qualificação que você não sabia que precisava.

4. Avalie as possibilidades no mercado

Com essa trajetória em mente, quais são as oportunidades que existem no mercado? Em quais empresas você pode alcançar seu objetivo final? Ter essas ideias claras na cabeça vai te ajudar a tomar decisões futuras.

5. Crie metas pessoais e cumpra

Agora, faça uma avaliação sincera sobre as habilidades que você possui e as que precisa desenvolver ou aprimorar. Defina metas com datas para iniciar e concluir a aprendizagem. Lembre-se, estar preparado quando uma oportunidade aparece é fundamental!

6. Crie e fortaleça seu networking

Além disso, não subestime as conexões, ela são importantes! Não se esqueça de criar e manter conexões saudáveis ao longo de toda a sua jornada profissional. Nunca se sabe de onde pode vir a próxima proposta ou indicação.

7. Uma etapa de cada vez

Com tudo isso estruturado, é hora de entender qual é o seu próximo passo. A cada etapa que você completar, faça uma reflexão sobre o que te fez avançar e se suas motivações continuam as mesmas.

8. Faça avaliações periódicas e ajustes

As coisas mudam, e está tudo bem! Faça avaliações periódicas do seu plano e faça ajustes conforme necessário. Lembre-se, o plano de carreira é seu, e você tem total liberdade para mudá-lo conforme suas necessidades e desejos.

9. Invista em treinamentos e atualizações

Por fim, manter-se atualizado é fundamental. Invista em cursos, workshops e treinamentos que possam desenvolver suas habilidades e competências.

10. Conte com o IQ!

E é claro, por fim, mas não menos importante, você pode contar com o IQuirium como seu assistente de carreira! Ele utiliza de Inteligência Artificial e poderá indicar conteúdos de qualidade, mapear seu desenvolvimento profissional, permitindo visualizar e explorar sua trajetória de forma clara.

Pronto! Agora você viu que é possível criar seu próprio plano de carreira bem estruturado e já sabe quem procurar caso precise de uma ajudinha. Lembre-se, a carreira é um investimento de longo prazo e requer paciência e planejamento. Mas acredite, vale a pena! 💙

Escrito por

Juliana Marroncelli

Com formação em RH e experiência em empresas tradicionais, estou agora me lançando no universo da tecnologia como pessoa desenvolvedora. Venha comigo nessa aventura enquanto mergulhamos de cabeça no mundo da tecnologia e juntos celebramos as conquistas alcançadas ao longo desse caminho desafiador.

Compartilhe este post